Monday, January 18, 2021

App "Galicia Nomeada" is one year old!

Since January 2020, you can download the Galicia Nameada application for free and use it on your mobile devices to contribute to the preservation of traditional Galician toponymy. 

The App is based on the new online collaborative platform for collecting, georeferencing and disseminating Galician microtoponymy. The platform has been developed under the aegis of the "Spain - Portugal Cooperation Program" (POCTEP 2014-2020) within  GEOARPAD project "Cultural Heritage of the Galicia - Northern Portugal Euroregion". 


Todos estamos cientes de que os nomes das terras, dos regueiros, das fontes, dos penedos... correm um grave risco de desaparecerem até porque a maior parte deles só continuam a existir na memória das pessoas idosas. As aldeias ficam sem gente; há cada vez menos pessoas a viverem da agricultura e da pecuária, com a pastorícia também em risco de desaparecimento; o GPS dos barcos substitui o conhecimento que do meio aquático possuíam os velhos marinheiros... Por estes e por outros motivos, cada dia desaparecem dúzias de topónimos; o que não é utilizado, acaba por se perder. 

Por isso, a melhor forma de preservarmos este património toponímico é fazermos com que os topónimos continuem vivos divulgando-os através da Internet para todo o mundo. Deste modo, os topónimos continuarão a cumprir a sua função nominativa para a qual foram criados, mas ganharão novas utilizações graças às novas tecnologias chegando ainda a mais pessoas do que o faziam através da secular transmissão oral. Por seu turno, a melhor forma de divulgar a toponímia sempre foram os mapas. Nos últimos anos, os avanços tecnológicos e metodológicos nos sistemas de informação geográfica oferecem-nos ferramentas que permitem localizar numa ortofoto aérea qualquer elemento do património cultural com um surpreendente grau de exatidão. Daí o auge que estão a ter na atualidade as cartografias coletivas com a sociedade a participar na criação de um mapa cultural.

É com base nestas premissas que assenta a nova plataforma colaborativa em linha para a recolha, georreferenciação e divulgação da microtoponímia galega denominada Galicia Nomeada.

Tanto este site como a plataforma colaborativa Galicia Nomeada, fazem parte das atividades desenvolvidas no âmbito de aplicação do Programa de Cooperação Interreg V A Espanha – Portugal (POCTEP 2014-2020), no quadro do projeto 0358 GEOARPAD «Património cultural da Eurorregião Galicia-Norte de Portugal". Trata-se de um projeto sobre a digitalização do nosso património cultural coletivo em que participam a Secretaría Xeral de Política Lingüística, o Instituto de Estudos do Territorio, a Axencia para a Modernización Tecnolóxica de Galicia e a Real Academia Galega.


Desde o ano 2017 até à atualidade, no âmbito de aplicação do referido programa europeu interregional a Secretaría Xeral de Política Lingüística em parceria com a Real Academia Galega estão a oferecer palestras informativas no âmbito do programa TOPONIMÍZATE. Esta campanha informativa tem por objetivo principal sensibilizar a cidadania sobre a riqueza cultural que se esconde atrás da microtoponímia galega bem como sobre o risco de perda da mesma, para, deste modo, envolver as pessoas na sua salvaguarda. É para este fim que se pretende explicar, em pormenor, como utilizar a aplicação colaborativa Galicia Nomeada, bem como a forma como aproveitar os vários níveis de informação cultural uma vez que está georreferenciada e normativizada. Ainda, também se lhes explica aos assistentes o significado dos topónimos maiores do concelho onde é ministrada a palestra. 

As referidas sessões informativas foram muito bem acolhidas nos mais de 50 concelhos que as receberam e está previsto continuar com esta linha de ação para promover a participação da cidadania no projeto e, ao mesmo tempo, favorecer um maior conhecimento da riqueza toponímica do nosso país enquanto referência do património imaterial.

No comments:

Post a Comment